top of page

Blog

Moranga: coma até a semente!

Ela custa pouco, tem poucas calorias e é muito benéfica para a saúde. Estamos falando da moranga, uma hortaliça cheia de nutrientes. Entre os componentes da moranga, encontramos carboidratos, proteína, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C e E. Além disso, ela é rica em água e fibras solúveis, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

O caroteno é a substância responsável pela pigmentação alaranjada da moranga. Em nosso organismo, essa substância auxilia na síntese da vitamina A, fundamental para uma boa saúde. Hoje se sabe que essa vitamina possui função antioxidante, reduzindo o processo de deterioração das células.

Ela também melhora o sistema imunológico, prevenindo o surgimento de várias doenças.

Mas o mais surpreendente está na semente da moranga. Estudos recentes revelam que elas são ricas em fitoestrógeno, uma substância atua em nosso organismo de modo semelhante aos hormônios femininos. Assim, ela ajuda a reduzir os sintomas da menopausa e da TPM, sendo muito benéfica para o público feminino.

Nas sementes da moranga também encontramos uma alta concentração de fibras, vitamina E, zinco e gorduras insaturadas. Por isso, o consumo das sementes auxilia no controle dos níveis de colesterol, previne o envelhecimento celular e também combate a prisão de ventre.

A dica, portanto, é jamais jogar fora as sementes de moranga. Para consumi-las, basta lavar bem, secar com um pano limpo, temperar com sal e levar ao forno por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando para que elas torrem por igual.

bottom of page