Um estudo recente, realizado em Israel, está monitorando mil pessoas em detalhes, minuto a minuto, para ver exatamente como seus corpos reagem à comida - e os primeiros resultados estão reescrevendo as regras da nossa relação com a alimentação.
O fator açúcar
Quando comemos, o nível de açúcar no nosso sangue sobe. A velocidade com que o açúcar atinge seu pico quanto a rapidez com que nossos corpos lidam com isso e voltam ao normal são extremamente relevantes para a saúde.
Os alimentos foram, por isso, classificados tradicionalmente pela sua capacidade de causar um pico de açúcar no sangue. Alimentos com alto valor glicêmico seriam ruins para nós, e baixos seriam bons.
Qualquer nutricionista diria isso. Mas a pesquisa israelense sugere que isso não é tão simples.
Por que reagimos de formas diferentes aos mesmos alimentos?
Todos nós temos milhares de bactérias diferentes, vírus e fungos em nossos intestinos.
Eles não apenas ajudam na decomposição dos alimentos como produzem compostos que nossos corpos absorvem e que podem influenciar em quase todos os aspectos de nossas vidas - do nosso sistema imunológico a nosso metabolismo a neurotransmissores.
Resultados
Claro que os resultados do levantamento são muito particulares e só o acompanhamento de um profissional qualificado vai te ajudar a entender quais são os alimentos que funcionam melhor no seu organismo.