Em geral, todo mundo sabe como seguir uma vida saudável.
Alimentando-se com produtos naturais (ou evitando sempre que possível os industrializados), com equilíbrio, sem exageros e mantendo alguma prática esportiva.
Mas a essência da verdadeira saúde está muito além disso.
Você sabe como sentir-se bem?!?
Relaxe
Em tempos de rotinas tão atribuladas, ainda é importante dizer: relaxe!
O principal efeito colateral da agitação é o acúmulo de cortisol, o hormônio do estresse.
A superexposição a ele aumenta o risco de insônia, distúrbios cardíacos, ansiedade, depressão, gastrite e síndrome do intestino irritável, entre outros problemas.
Estabeleça momentos para relaxar à sua maneira. Pode ser ouvindo música, no banho, assistindo ao seu programa favorito e até mesmo desligando o celular e desconectando do mundo online.
Descanse
Descansar é diferente de relaxar.
Sua saúde depende de noites de sono de qualidade.
A privação do sono causa estresse, ansiedade e mau humor, aumenta as chances de engordar e ainda acelera o envelhecimento.
Dormir mal por três noites é suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para o diabetes. Outro aspecto prejudicial é que o corpo aumenta a produção de grelina, hormônio que dispara a vontade de comer e pode ser um gatilho para a obesidade.
Tenha um hobby esportivo
Praticar um esporte por prazer – e não apenas por “obrigação” – é um sinal de saúde por si só.
Quando você exercita seu corpo, muitas substâncias são liberadas no seu organismo sem que você tome consciência – entre elas estão a adrenalina e a endorfina, dois hormônios importantíssimos para a saúde.
Divirta-se!
Esteja entre amigos, dance, cante, ame, curta o que você gosta e divirta-se! Isso com certeza vai fazer você se sentir bem.